"A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter." (Sathya Sai Baba)

Pensamentos


SATHYA SAI E A EDUCAÇÃO 

"Os professores que ensinam com o salário em mente, e os alunos que aprendem pensando apenas no emprego que podem obter, estão ambos perseguindo caminhos errados.
Na verdade, a tarefa do professor é instruir e inspirar os alunos para que desenvolvam seus talentos latentes e avancem no aperfeiçoamento de suas habilidades.
A tarefa do aluno é revelar nele o Divino e equipar-se para servir à sociedade com sua habilidade e conhecimento. "

"A educação é a forma de desabrochar as potencialidades morais e espirituais do homem. A educação revela ao homem o que é certo e o que é errado. A educação atual está preocupada com o ensino de conhecimento mundano, sem lugar para ética ou para a espiritualidade. Conseqüentemente, a educação tornou-se um exercício de aquisição de conhecimento livresco. O que é necessário hoje é o conhecimento prático. Todo estudante deve adquirir um bom caráter, valores morais e desenvolver uma inclinação espiritual em sua mente. Esses três constituem a aprendizagem verdadeira."

"A educação não consiste no acúmulo de informação e de fatos a partir de um grande número de livros. A leitura de livros só pode enriquecê-lo em acúmulo de informação, mas nunca dar ou promover boas qualidades. A boa educação é um processo pelo qual o caráter é melhorado e pelo qual a pessoa será capaz de usar sua inteligência e afiar sua mente para distinguir o certo do errado. Será somente quando os conteúdos da educação forem estreitamente ligados aos ideais de sacrifício, paciência, verdade e amor que a juventude adquirirá o benefício da educação. Os estudantes nunca adquirirão qualquer benefício da educação se ela estiver destituída desses nobres princípios."

"Há dois aspectos para a educação: um envolve organizar os fatos sobre o mundo externo e os compartilhar com os estudantes. O outro é o Educare. O Educare implica em obter entendimento profundo sobre o conhecimento que brota do interior, e o comunicar aos estudantes. Mas o sistema moderno de educação dá aos estudantes somente o conhecimento sobre o mundo externo. É a cultura, ou o refinamento, que pode desenvolver uma boa personalidade, e não esse tipo de educação. Assim, tanto educação como cultura são importantes."

"A educação que não inspira os valores de cuidar e compartilhar não é digna de ser chamada de educação. Apesar de sua educação e de sua inteligência, um homem tolo não conhecerá seu verdadeiro ser e uma pessoa de mente perversa não abandonará suas qualidades más. A educação moderna conduz apenas à argumentação, e não à sabedoria absoluta. Para que serve obter a educação mundana se ela não pode levar à imortalidade? Adquira o conhecimento que o fará imortal. Há um grande número de pessoas sob circunstâncias muito mais miseráveis que as suas. Você deve se esforçar, o máximo possível, para melhorar a condição delas. Quando você ajuda os outros, esta ajuda é sua recompensa. As escrituras declaram: 'Você ganha mérito ajudando os outros e comete pecado ferindo-os'. Portanto, tente sempre ser útil."

"Educação significa Vidya, que é o conhecimento do Eu Superior. Esse é o fundamento da educação. Os alunos devem adquirir uma educação sagrada, começando com pensamentos sobre Deus. Mesmo um motorista analfabeto na Índia reverencia o volante antes de ligar o veículo. Da mesma forma, um músico oferece saudação ao instrumento musical antes de tocá-lo. Assim, todo tipo de aprendizagem deve começar com o nome de Deus e da oração a Ele, e cada atividade deve ser realizada como uma oferenda a Deus, sem nenhuma artificialidade e ostentação. Graus adquiridos sem a essência da educação são apenas pedaços de papel. Os estudantes devem ter um coração puro e sagrado e a bondade da educação deve ser refletida em seus rostos. Na verdade, cada indivíduo deve estar imbuído de sentimentos divinos."

"Você deve entender a distinção entre Educação e Educare. Educação é orientada à informação. Educare é orientado à transformação. A Educação é limitada ao nível físico e mental. A Educação tem suas raízes no Educare. O Educare está relacionado aos nossos sentimentos internos e pureza de coração. Nosso discurso, música e estilo de vida (Maata, Paata e Baata) devem originar-se do coração. Essa é a essência do Educare. Somente aqueles dotados com o conhecimento prático e sabedoria serão capazes de compreender e apreciar o conceito de Educare. Mesmo depois de adquirir vários diplomas, se não houver pureza no seu coração, você não pode ser chamado de verdadeiramente educado."

"Atualmente, os estudantes não estão buscando a educação por causa do conhecimento, mas como um meio de ganhar dinheiro ou ter poder. Esta não é a verdadeira educação. A verdadeira educação é a descoberta da essência espiritual da pessoa. O mundo está em dolorosa necessidade de disciplina espiritual. Todos os males que testemunhamos no mundo, hoje, originam-se de um sistema pervertido de educação. As pessoas consideradas educadas não têm controle algum sobre seus sentidos. O autocontrole é o único meio para a verdadeira bem-aventurança. A necessidade principal é o desenvolvimento do autocontrole entre os estudantes. Sob qualquer circunstância, eles devem ser capazes de permanecer firmes em suas mentes e sem vacilar em seus pontos de vista. Isso pode ser alcançado somente através da disciplina espiritual."

"A educação não se destina a um mero modo de vida; ela destina-se a conduzir uma vida mais significativa e valiosa. Não há mal se ela também for usada para buscar um trabalho rentável, mas a pessoa educada deve estar atenta ao fato de que isso não é tudo, e nem é a finalidade da educação. Novamente, a educação não é para desenvolver as habilidades da argumentação, a crítica, ou para exibir sua mestria sobre a linguagem ou a lógica. O melhor estudo é aquele que o ensina a conquistar esse ciclo de nascimento e morte, que lhe dá o equilíbrio mental que não é afetado pela possibilidade da morte, pelas bênçãos ou pelos golpes do destino."

"Hoje, o conhecimento conseguido através da educação está sendo mal utilizado para obter e desfrutar somente confortos e prazeres sensuais. Essa educação tem servido para desenvolver certas capacidades intelectuais e habilidades técnicas, mas falhou totalmente em desenvolver boas qualidades. A sociedade, hoje, está mergulhada no materialismo por causa da preocupação com os prazeres mundanos."

"O que é valioso neste mundo não é nossa posição, nossa educação ou nosso conhecimento, mas nossa conduta e nosso comportamento baseados em valores espirituais. A conduta e o comportamento determinam o resultado que recebemos. Nossa conduta tem que ser modelada em ideais nobres e grandiosos. Deveríamos abandonar tudo que é limitado e inferior, e ampliar nossas perspectivas. A educação verdadeira é amor, e nada além do amor. Sem amor, a vida não é digna de ser vivida."

"A educação que não promove a gratidão não tem valor. São os pais que lhe dão educação. O guru é o educador. O Divino deu-lhe a capacidade de ser educado. Portanto, a mãe, o pai e o guru devem ser reverenciados como Deus, como é prescrito nos Vedas. Você deve mostrar gratidão a seus pais, oferecer o devido respeito ao professor e basear sua vida na fé em Deus."

"A educação deve ser usada para promover o bem-estar da nação. Conhecimentos adquiridos através da educação devem ser usados para promover desinteressadamente o bem-estar da humanidade. O que precisamos hoje é de homens e mulheres nobres e de mente elevada (Uttama purushulu). A nação prosperará apenas quando houver essas pessoas com mentes e corações nobres. Essas pessoas surgirão na sociedade somente quando existir pureza da mente e moralidade na sociedade. Só uma sociedade com um fundamento moral pode promover tais pessoas nobres. Espiritualidade é o único meio para a redenção."

"O propósito da sabedoria é a liberdade. O propósito da cultura é a perfeição. O propósito do conhecimento é o amor. O propósito da educação é o caráter. Há um desejo da parte de todos nós de adquirir essas quatro qualidades, sabedoria, cultura, conhecimento e educação, e atingir seus propósitos, liberdade, perfeição, amor e caráter. Mas os estudantes devem perceber que, se essas qualidades não forem propriamente utilizadas, então eles não podem chamar-se estudantes. Como estudantes e futuros cidadãos, vocês têm a responsabilidade de formar o futuro deste país. Coloquem seus corações no caminho reto ouvindo atentamente as pessoas de eminência e experiência."

"O conhecimento que você adquiriu através da educação deveria ser transmitido aos outros. É por meio de tal partilha que sua educação se enriquece e alcança um propósito. Se você não transmite o conhecimento que possui, ele se torna inútil. Isso significa que, quanto mais você doa, mais você cresce."

"A educação deve equipar o homem para viver alegremente, sem fazer os outros infelizes, para avaliar tudo corretamente e sem preconceito, e para fixar sempre sua atenção na realização mais elevada e mais preciosa de todas: a vitória do Ser Interior. A torrente espiritual deve fluir no coração como a fonte, e brotar de todo esforço. Então, deve-se guardar como relíquia, no coração, o desejo espiritual por Luz e Amor, Sabedoria e Bem-aventurança."