Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, o criador do Educare, é um mestre e educador indiano. Nascido em 23 de novembro de 1926, dedica a sua vida ao serviço ao próximo."Minha vida é minha mensagem", diz ele. De fato, quando tomamos conhecimento da grandiosidade de suas realizações e de seus ensinamentos, compreendemos que estamos diante de um ser muito especial.
O nome de Sai é sempre ligado à espiritualidade, mas ao nos depararmos com sua obra social, percebemos o quanto a projeção dos valores do espírito pesam e se propagam no mundo material. O serviço social que ele presta à Índia, seja canalizando água para aldeias carentes, seja construindo hospitais ou escolas, é reconhecido e reverenciado por todos os que disso tomam conhecimento.
Hospital de Superespecialidades, Puttaparthi |
O maior projeto de distribuição de água potável já realizado na Índia provém das mãos em ação de Sathya Sai Baba. Este projeto beneficia hoje mais de um milhão de habitantes em aldeias paupérrimas onde as pessoas tinham antes de caminhar vários quilômetros para conseguir água para suas necessidades básicas.
Conservatório Musical |
Supremo e incansável educador, vem construindo, na Índia, escolas e universidades onde seu Programa de Educação em Valores Humanos é aplicado com maestria, alcançando o sagrado objetivo de transformar o caráter dos alunos, enquanto desenvolve intelectualmente profissionais de alto nível nas mais diversas áreas. Este programa de ensino, por sua eficácia e simplicidade, e por ser universal, podendo ser aplicado independentemente de raça, cultura ou religião, ultrapassou há muito as fronteiras da Índia e está implantado hoje em escolas espalhadas por todos os continentes.
Sai Baba é um mestre de ação que dedica a sua vida para melhorar o mundo, trabalhando incansavelmente e produzindo obras sociais de uma magnitude espantosa. Ele diz: “Mãos que servem são mais úteis do que lábios que oram”. E é o primeiro a nos dar o exemplo, trabalhando incessantemente por um mundo melhor. Não um paraíso distante e longínquo, que poderemos alcançar depois da morte, mas um mundo digno e cheio de bem-aventurança hoje, agora.
Por isso cada dia mais e mais colaboradores se agregam à sua magnificente obra de reerguer o planeta, de irradiar luz para as consciências embotadas, de espalhar amor indiscriminadamente.
"Da mesma forma como duas asas são essenciais para um pássaro alçar vôo no céu, duas rodas para uma carroça mover-se, também dois tipos de educação (material e espiritual) são necessários para que o homem atinja seu objetivo na vida. A educação espiritual destina-se à vida, enquanto a educação material, a um meio de vida. Apenas quando o homem é equipado com estes dois aspectos da educação, pode merecer respeito e adoração por parte da sociedade."
"A simpatia espontânea e a consideração por todos os seres deve brotar do coração daquele que está educado de forma adequada. Deve interessar-se em servir à sociedade, antes de preocupar-se com suas próprias aspirações egoístas."
(Sathya Sai Baba)