"A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter." (Sathya Sai Baba)

Nossa História

"O rio atinge seus objetivos, porque aprendeu a contornar obstáculos." (Lao-Tsé)

Ao expormos aqui um pedacinho da história da nossa escola, é nossa intenção, além de deixarmos um registro impresso para o futuro, darmos, com nosso exemplo, um incentivo a todos aqueles que batalham por um ideal. Porque as dificuldades são grandes e se não houver persistência, se não abraçarmos, com fé e entusiasmo, nossos ideais, certamente sucumbiremos. Precisamos persistir na meta, por mais duras e difíceis que sejam as provas. Nossa recompensa é o sentimento do dever cumprido.

Às vezes também acontece de nos assustarmos com os grandes desafios. Há muito para se fazer. As carências são enormes e as mãos que se doam ao serviço desinteressado são poucas. No entanto, em vez de nos impressionarmos com o volume de tarefas, devemos fazer como as formigas que, diligente e incansavelmente, carregam nas costas seu suprimento, sem se importar ou se preocupar com o tempo necessário à conclusão do trabalho. Trabalhemos, simplesmente. Como disse Gandhi, “a satisfação está no esforço e não apenas na realização final. Esforço total é vitória total.”

A idéia da Escola começou a surgir em janeiro de 1997, em Prashanti Nilayam (Índia), por ocasião da visita do seu fundador, ao entrar em contato com a literatura sobre Educação em Valores Humanos, na livraria do ashram do nosso Professor e Mestre Bhagavan Sri Sathya Sai Baba. A partir daí, Sai Baba nos brindou com algumas "coincidências", mostrando-nos o caminho para a concretização do sonho.

Na época, o fundador e atual presidente da escola construía um prédio comercial para sua empresa quando teve uma visão, em sonho: viu o edifício repleto de crianças. Então, compreendeu que sua empresa poderia esperar por outro local e decidiu transformar o prédio em escola. Os fundadores trabalharam arduamente até que, em janeiro de 1999, o sonho se tornou realidade e, assim, nascia mais uma estrela na constelação das Escolas Sathya Sai.


Longe do esperado descanso, o trabalho se intensificou e a corrida de obstáculos continuou até os nossos dias. O caminho percorrido tem sido longo, repleto de obstáculos, armadilhas e dificuldades, alternados por momentos de muita satisfação, alegria e felicidade. Muitos dos que ajudaram a construir a Escola desistiram da tarefa empreendida e alguns passaram a fazer oposição ao projeto. No entanto, a persistência de alguns, a entrada de novos trabalhadores e principalmente a maravilhosa Graça Divina, são os ingredientes que nos movem. Embora as adversidades tenham sido muitas, em nenhum momento pensamos em desistir. E nossa persistência tem sido recompensada pelo crescimento e ampliação do projeto original, que hoje abrange também o trabalho com as famílias dos alunos.

A maioria dos alunos da Escola Sathya Sai de Pernambuco é proveniente da comunidade de Massaranduba. Na época em que a escola foi criada, eram muito precárias as condições de higiene da comunidade, erguida ao longo de um canal de esgotamento sanitário a céu aberto, que invadia as habitações nos períodos chuvosos. Hoje, essas condições estão muito melhores. A escola tem influenciado positivamente a comunidade, ensinando novos conceitos, novos padrões e dando um novo entendimento às pessoas dos verdadeiros valores da vida.

Além do trabalho com as crianças, o programa de integração Escola-Comunidade-Centro Sai, vem sendo um importante instrumento de inserção da escola e do Programa de Educação em Valores Humanos na comunidade onde residem os alunos.

Sabemos que os desafios são muitos e grandiosos, mas cultivamos a certeza de que Sathya Sai Baba continuará nos inspirando e ajudando a levar adiante esta obra, que leva o seu nome, como bandeira da fé que move os seus empreendedores.

NOSSO MUITO OBRIGADO A TODOS AQUELES QUE NOS AJUDAM A MOVER ESTA ELEVADA E REVOLUCIONÁRIA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO!