"A verdadeira finalidade da educação é a formação do caráter." (Sathya Sai Baba)

Eventos 2012

Dia da Árvore

 

 
No mês de setembro comemora-se o Dia da Árvore e a chegada da Primavera.
Os alunos trouxeram plantas de casa para replantar parte do jardim da escola, numa manhã muito divertida e produtiva para todos.

Dia do Folclore



A comemoração do Dia do Folclore ocorreu no pátio da
escola, com a participação dos pais, onde os alunos falaram sobre os seguintes
assuntos: ervas medicinais, cantigas de roda, lendas, parlendas,
adivinhações (pescaria). No final ouve um lanche coletivo
onde saboreamos pratos do nosso folclore.

Dia das Mães

A comemoração do Dia das Mães foi realizada no pátio da escola. Os
alunos fizeram apresentações como jogral, cânticos e representações e
confeccionaram lembrancinhas. A turma da profª Adilsa elaborou um livro
de receitas (receitas trazidas pelas crianças) para que cada um presenteasse a
sua mãe com o livrinho.
No final das apresentações, as mães receberam um kit em formato de
coração com um lanche.
 
Dia do Índio

O Dia do Índio foi devidamente comemorado em sala de aula, com trabalhos de pesquisa sobre como os índios viviam, suas atividades, comidas, etc.

Festa da Pitomba

Estas fotos foram feitas nos Montes Guararapes, na semana de
comemoração da Festa de N. Srª dos Prazeres (festa da pitomba). A
preitura de Jaboatão dos Guararapes promoveu durante esta semana
atividades esportivas, saúde bucal, atividades teatral para prevenção
da dengue, entre outras. Todos os anos nossa escola é convidada.
Páscoa

Páscoa da Escola. Momento de reflexão com nossos alunos, de renovação, de mostrar às crianças o exemplo de Cristo. Rememorando a história cristã, repassamos para elas os valores humanos.
Muitos cânticos foram entoados por cada turma. Em seguida, Daury falou sobre a saída dos hebreus do cativeiro do Egito, simbolizando a saída da escravidão para a liberdade, a passagem.

Uma encenação da Última Ceia foi preparada pelos alunos e professoras, com distribuição de pão e suco de uva (simbolizando o vinho).

Para mais fotos, acessar o Multiply:
http://escolasaipe.multiply.com/photos/album/47/47

Carnaval

Preservar a cultura e o folclore é uma das características das Escolas Sai. Este ano aproveitamos o Carnaval para, sob o tema "Carnaval de Pernambuco", trabalhar com os alunos a tradição do folclore regional.

Este folclore este presente através dos blocos: Galo da Madrugada, A La Ursa e o Bloco da Saudade, todos bem característicos da cultura carnavalesca pernambucana.

Durante a semana pré-carnavalesca, as crianças confeccionaram cartazes e máscaras em sala de aula, ao tempo em que estudaram e pesquisaram a história dos blocos tradicionais do Carnaval de Pernambuco.

O projeto da Escola Sathya Sai de 2012 é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o nosso Estado. O nome do projeto é "Conhecendo Pernambuco". Daí termos iniciado com o folclore do Carnaval.


A festinha foi mais do que animada, com desfile de blocos, fantasias e muito frevo.

Bloco da Saudade - é um dos mais tradicionais blocos líricos do carnaval pernambucano. Foi criado em 1973 por Antonio José (Zoca) Madureira e o jornalista Marcelo Varella. Nasceu de uma brincadeira entre amigos, em torno de uma marcha carnavalesca composta por Edgard Moraes, em 1962, cujo nome é "Valores do Passado". Esta música tentava reviver carnavais do início do século XX.

No carnaval de 1974, o Bloco da Saudade saiu pela primeira vez à rua, com pouco mais de 20 pessoas, passando antes na casa de Edgard Moraes para homenageá-lo. O bloco entoava a música Valores do Passado, que passou a ser o hino do bloco, que se tornou famoso:

Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes
Camponeses, Apois Fum e o Bloco Um Dia Só
Os Corações Futuristas, Bobos em Folia
Pirilampos de Tejipió
A Flor da Magnólia
A Lira do Charmion, Sem Rival
Jacarandá, a Madeira da Fé
Crisântemos Se Tem Bote e
Um Dia de Carnaval
Pavão Dourado, Camelo de Ouro e Bebé
Os Queridos Batutas da Boa Vista
E os Turunas de São José
Príncipe dos Príncipes brilhou
Lira da Noite também vibrou
E o Bloco da Saudade, assim recorda tudo que passou!

O Galo da Madrugada - O Clube de Máscaras Galo da Madrugada nasceu da união de um grupo de amigos e famílias do bairro de São José, em 24 de Janeiro de 1978. O objetivo era fazer renascer o tradicional, espontâneo e criativo carnaval de rua do Recife. Assim desfilou o Galo pelas primeiras vezes, nas ruas estreitas, apertadas e becos tortuosos do Bairro de São José, berço dos primeiros clubes e blocos carnavalescos do Recife. Apenas 75 pessoas acompanharam o bloco na sua estréia. Mal sabiam seus criadores e participantes que aquele bloco não pararia mais de crescer e iria parar no Guiness Book, o livro dos recordes, num reconhecimento internacional, como o maior bloco de Carnaval do planeta!

O hino do Galo é bem conhecido de todos, de autoria de Alceu Valença:

Ei pessoal, vem moçada
O Carnaval começa no Galo da Madrugada (BIS)

A manhã já vem surgindo,
O sol clareia a cidade com seus raios de cristal
E o Galo da Madrugada, já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...

As donzelas estão dormindo
As cores recebendo o orvalho matinal
E o Galo da Madrugada
Já está na rua, saudando o Carnaval
Ei pessoal...


La Ursa - Os blocos com a figura da ursa como tema são presença obrigatória em Pernambuco, principalmente no interior. O livro "A Itália no Nordeste", de Manuel Correia de Andrade, traz a seguinte explicação:

"No carnaval, festa popular e em que há uma grande participação de pessoas que se descontraem, os italianos tiveram, desde os primeiros tempos de sua chegada ao Brasil, uma grande participação: uma das apresentações populares mais características do folclore carnavalesco nordestino é o La Ursa, apontado como uma inovação italiana. Os La Ursa desfilam ainda hoje nos carnavais ao lado de blocos e troças."

"Duas tradições tentam explicar a origem da La Ursa: a primeira de que ele surgira porque um italiano desfilara com um urso no carnaval e um lutador, Floriano Peixoto, filho do presidente da República, o teria desafiado e lutado com o urso, e a segunda é que desde o período colonial havia italianos trabalhando nos engenhos de açúcar e que eles se divertiam formando grupos que traziam um urso em suas festas. De qualquer forma, para a pesquisadora norte-americana Katarina Real, o La Ursa é uma contribuição italiana ao carnaval nordestino, a tal ponto que a figura do domador é representada por um 'italiano' com grandes bigodes, e há sempre referência a um italiano como a pessoa que estimula o urso a andar e a dançar."

Este é o nosso folclore, com suas histórias e lendas. E este foi nosso Carnaval, onde brincamos e aprendemos!
 
 Volta às aulas

Este ano, a volta às aulas ocorreu no dia 06 de fevereiro.
A Escola foi toda preparada para o momento.


Cada professora arrumou com esmero a sua sala para receber os tão queridos alunos, que voltam das férias descansados, com vontade de aprender!

Neide, a diretora, deu as boas-vindas aos presentes e em seguida os pais e responsáveis foram encaminhados para as salas de aula, acompanhando os alunos, para conhecer o espaço onde suas crianças vão ficar, bem como cumprimentar as respectivas professoras no primeiro dia de aula.

Os valores humanos - PAZ - AMOR - VERDADE - AÇÃO CORRETA - NÃO VIOLÊNCIA fazem parte do cotidiano das Escolas Sai, lembrando às crianças da importância de desenvolver o caráter paralelamente ao intelecto.

Acessar o Multiply para ver todas fotos:

http://escolasaipe.multiply.com/photos/album/45/45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.